quarta-feira, 2 de maio de 2012

Símbolos das áreas de Comunicação Social

Por Jefferson A.E Pereira
Quando ingressei na faculdade de Comunicação Social, ao decorrer do curso, me deparei com uma dúvida: “Qual símbolo representa o curso de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo?” 
Quem nunca se perguntou qual o símbolo da sua profissão? 
Sabemos que a balança é o símbolo do curso de Direito, a coruja do curso pedagogia, a cobra do curso de medicina.
Pensando nisso, encontrei definições simples, objetivas e úteis para os novos universitários.


Golfinho símbolo das Relações Públicas:
Por ser conhecido como o mais comunicativo e sociável entre os demais animais, o Golfinho foi o símbolo escolhido pela área.Os golfinhos são animais que prosperam em ambiente difícil e estão sempre vigilantes, interpretando as correntes, buscando as informações e monitorando desenvolvimentos, nadam em qualquer oceano, flutuam em qualquer tanque, saem-se bem trabalhando em conjunto e agem com competência quando se encontram sozinhos, se as coisas não estão funcionando, eles buscam implacavelmente algo diferente, algo que realmente funcione.Relações Públicas é assim, profissionais da área de comunicação, que buscam incansavelmente transpor barreiras auto-impostas contra as novas perspectivas e novos rumos, algo sempre necessário para manter as instituições sadias e no rumo certo, principalmente em época de rápidas mudanças.


Raposa símbolo do Jornalismo
A raposa é o símbolo maios da esperteza e da astúcia.Tem visão, olfato e audição bastante aguçados e permanece alerta a tudo que se passa a sua volta, além se ser extremamente ágil e inteligente. Sendo assim, encaixa-se perfeitamente aos Jornalistas, pois precisam estar sempre com todos os sentidos aguçados. Sempre ligados.



Galo símbolo da Publicidade e Propaganda:
O galo acorda bem cedo e dá o seu grito antes que todos os outros animais. Ele que canta e faz alarde desde o amanhecer para anunciar o dia. Ele representa o comunicador há várias décadas por ser o grande propagandista do raiar do dia. A mesma coisa é com a publicidade.
 “Deve-se anunciar antes e de forma eficiente que os concorrentes.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário