terça-feira, 22 de maio de 2012

Luz, Câmera, Ação!?

                                    
                                                                                                                  Por Gabriela Araujo

Como montar uma emissora de televisão? Quem pensa que para montar uma Tv é uma coisa simples, pode se enganar e muuuito!
Montar uma empresa seja qual for seu ramo de atividade pode parecer mais complexo do que muitas pessoas pensam, principalmente se tratando de algo com grande extensão como uma emissora. São muitos os mistérios, mitos, verdades e mentiras. Estas são as emoções que envolvem todos aqueles que tem no sangue o desejo de comunicação em massa. Na verdade pode-se dizer que o Mundo da Comunicação em si é para poucos, deve-se estudar muito, gostar e ter a coragem de enfrentar todo e qualquer tipo de obstáculo, exige-se muito do profissional de comunicação pois ele é responsável em passar mensagens às pessoas, informando, educando, dentre outras coisas.
Mas como em qualquer empresa que se inicia, a prioridade é ter RESPONSABILIDADE com aquilo que foi assumido a estruturação da empresa deve ser muito bem planejada, pois uma empresa que não tem uma boa administração jamais poderá dar certo!
A  Lei 8.977 (Lei do Cabo), criada em 6 de janeiro de 1995 (Cada município pode ter uma TV comunitária, desde que possua o sistema de TV a cabo sendo explorado em sua localidade), trouxe mais facilidade as cidades que formaram emissoras de Tvs regionais, onde se veicula uma programação de base local e regional.

Primeiramente quando falamos de televisão, devemos saber que este segmento é um   pouco mais complexo que o de rádio. Podemos dividir uma emissora de televisão em três partes principais: Captação, tratamento e transmissão. Mas antes de tudo isso devemos definir alguns termos:-SINAIS DE VIDEO: Tudo que se refere as imagens, estáticas ou em movimento.
-SINAIS DE ÁUDIO: Tudo que se refere a sons.
-O ESTUDIO: Este sem duvida alguma é o primeiro processo a considerar, pois este será o local que abrigará todos os nossos equipamentos e onde se fará as gravações principais dos programas. Antes de tudo é importante definir um local a qual será a “emissora”. É interessante que este local seja  tão grande possível e que tenha-se livre acesso a ele. Lembro que neste local é que funcionará a emissora. Para isso deve-se haver a preocupação com o quesito segurança também.
E você acha que é só isso? Não ainda temos outros itens importantes para nos preocupar:
CAPTAÇÃO:
Quando falamos em captação devemos saber que para captar devemos levar em consideração vários fatores. Por isso devemos sub-dividir este processo de captação em três partes, que são: Audio, video e iluminação. Todo o processo de captação ocorre normalmente no estúdio de gravação, ocorre nos casos dos programas “ao vivo”, de se captar sinais na sala de controle também microfones, retorno de estudio, caixas de som, amplificador de audio, ponto eletrônico, esquema básico de som, câmeras, monitor, iluminação, mesa de corte / edição, e, é claro, computadores, mesas, aparelhos de telefones. Pois é, deu pra perceber que não é tão simples montar uma emissora de Tv não é mesmo?

Além de todos itens de trabalho,para o funcionamento da Tv é indispensável um investimento alto,ter DINHEIRO é fundamental,pois como qualquer outra empresa,não se pode pensar em lucros logo nos primeiros meses,e os funcionários precisam ser contratados para manipulação dos equipamentos e o bom andamento,e é claro também ser remunerados para isso!!
Só para lembrar: Cada câmera precisa de um operador. Se esta câmera for móvel, precisará também de cabo man.


 
Programas de auditório, é interessante ter um contra regra.
Na central de controle, necessita-se basicamente de um operador de VT, um operador de áudio, um telefonista, um diretor geral (para não virar bagunça), um operador de mesa, um operador de iluminação (se for o caso) e mais 2 ajudantes. Lembrando que isso seria o ideal-basico, mas depende do porte e da disponibilidade para a emissora da equipe. Em muitos casos é comum encontrar uma pessoa, atendendo o telefone e preparando o VT ou alguém operando o audio, iluminação e sendo o diretor geral. Cada caso é um caso.Mas vale ressaltar que não é o correto!
É claro que esse é só um resumo do que envolve uma TV,se você realmente deseja seguir em frente,tem que pesquisar, procurar pessoas especializadas no assunto, criar laços, trocar experiências com alguém já no ramo..
Esta é uma forma simples e direta para montagem de uma emissora, e que também, o valor para montagem de uma emissora, gira em torno de R$5.000,00 até R$1.000.000,00.
Espero que tenham entendido que montar uma TV não é tão simples como muitos pensam, mas que também não é algo impossível, basta ter compromisso, disponibilidade, vontade, uma boa situação financeira e RESPONSABILIDADE.


Até mais.bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário