Por Jefferson A. E. Pereira
O papel das Relações Públicas na política é promover um entendimento entre as necessidades dos eleitores e os interesses do candidato, esse trabalho começa com um estudo amplo e minucioso dos diversos públicos da região onde o candidato ira trabalhar com intuito de poder conhecer o máximo das necessidades, vontades, desejos, sonhos etc., destes públicos através de pesquisas qualitativas e quantitativas.
Munidos destas informações inicia-se a montagem apropriada do plano de governo visando os interesses dos eleitores e dá ideologia defendida pelo partido. Começa então o desenvolvimento do seu trabalho de comunicação que poderá contribuir em grande escala, para o sucesso da campanha eleitoral, fazendo com que os eleitores sintam-se participantes dos planos do candidato, dando credibilidade ao político e às políticas do partido.
A propaganda eleitoral na internet é algo primordial ao candidato: essa excelente ferramenta além de aproximar o candidato do eleitor, amplia a sua visibilidade e cria as condições em termos de um espaço maior para divulgar as propostas.
Para atuar nas mídias sociais deve haver planejamento de marketing político/eleitoral digital. Deve ser considerado o SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) – estudo de projetos, públicos-alvo, concorrentes etc.
A campanha digital exige a interatividade; assim, a ferramenta deve conter informações, contato, promoções de discussões, fóruns, enquetes, imagens, fotos, vídeos todos postados de maneira atualizada.O profissional de Relações Públicas deve manter um contato permanente com os eleitores, principalmente após as eleições, para atualizar-se de informações e manter o controle do plano de comunicação, podendo assim antever possíveis insatisfações dos eleitores e tomar as rédeas antes que o candidato perca sua credibilidade.
Para que o trabalho obtenha sucesso, o profissional deve dividir a campanha em etapas:
1ª Diagnóstico – saber quem é o eleitor, o candidato, os adversários. Identificar o meio, a imagem e o público. Deve-se desenvolver nesta fase o briefing e a pesquisa.2ª Elaboração de estratégias - Faz-se o organograma e cronograma, orçamento, ações estratégicas a serem implantadas como eventos, divulgações, mobilizações de rua etc.
Também são definidas as estratégias eleitorais para formar a imagem do candidato, o slogan da campanha, jingle e o símbolo. É a construção da “identidade do político”, transmitindo assim uma imagem positiva do candidato.
3ª Planejar, Coordenar e Executar as ações. Trabalhando de forma integrada.
4ª Avaliar os resultados das ações e estratégias. Na realidade esta etapa deve estar presente em todo o desenvolvimento da campanha, o que possibilita não correr riscos, buscando sempre melhorar para atingir o objetivo principal – a vitória do candidato nas urnas.
É importante destacar também que é indispensável ter conhecimento da legislação eleitoral.
Fonte consultada: Eleições 2010 As Relações Públicas na Política
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