quarta-feira, 23 de maio de 2012

Relações Públicas na Política



Por Jefferson A. E. Pereira
O papel das Relações Públicas na política é promover um entendimento entre as necessidades dos eleitores e os interesses do candidato, esse trabalho começa com um estudo amplo e minucioso dos diversos públicos da região onde o candidato ira trabalhar com intuito de poder conhecer o máximo das necessidades, vontades, desejos, sonhos etc., destes públicos através de pesquisas qualitativas e quantitativas.

Munidos destas informações inicia-se a montagem apropriada do plano de governo visando os interesses dos eleitores e dá ideologia defendida pelo partido. Começa então o desenvolvimento do seu trabalho de comunicação que poderá contribuir em grande escala, para o sucesso da campanha eleitoral, fazendo com que os eleitores sintam-se participantes dos planos do candidato, dando credibilidade ao político e às políticas do partido.
 A propaganda eleitoral na internet é algo primordial ao candidato: essa excelente ferramenta além de aproximar o candidato do eleitor, amplia a sua visibilidade e cria as condições em termos de um espaço maior para divulgar as propostas.
 Para atuar nas mídias sociais deve haver planejamento de marketing político/eleitoral digital. Deve ser considerado o SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) – estudo de projetos, públicos-alvo, concorrentes etc.
 A campanha digital exige a interatividade; assim, a ferramenta deve conter informações, contato, promoções de discussões, fóruns, enquetes, imagens, fotos, vídeos todos postados de maneira atualizada.

O profissional de Relações Públicas deve manter um contato permanente com os eleitores, principalmente após as eleições, para atualizar-se de informações e manter o controle do plano de comunicação, podendo assim antever possíveis insatisfações dos eleitores e tomar as rédeas antes que o candidato perca sua credibilidade.


Para que o trabalho obtenha sucesso, o profissional deve dividir a campanha em etapas:
1ª Diagnóstico – saber quem é o eleitor, o candidato, os adversários. Identificar o meio, a imagem e o público. Deve-se desenvolver nesta fase o briefing e a pesquisa.

 2ª Elaboração de estratégias - Faz-se o organograma e cronograma, orçamento, ações estratégicas a serem implantadas como eventos, divulgações, mobilizações de rua etc.

 Também são definidas as estratégias eleitorais para formar a imagem do candidato, o slogan da campanha, jingle e o símbolo. É a construção da “identidade do político”, transmitindo assim uma imagem positiva do candidato.

 3ª Planejar, Coordenar e Executar as ações. Trabalhando de forma integrada.

 4ª Avaliar os resultados das ações e estratégias. Na realidade esta etapa deve estar presente em todo o desenvolvimento da campanha, o que possibilita não correr riscos, buscando sempre melhorar para atingir o objetivo principal – a vitória do candidato nas urnas.

 É importante destacar também que é indispensável ter conhecimento da legislação eleitoral.

 Fonte consultada: Eleições 2010 As Relações Públicas na Política



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