terça-feira, 29 de maio de 2012

O Papel do Relações Públicas na Responsabilidade Social


por Jefferson A.E Pereira

O profissional de Relações Públicas atua na intermediação, administração e humanização dos relacionamentos entre os públicos, planejando a comunicação através de ações sociais voltadas principalmente à comunidade e legitimando a imagem da organização perante a opinião pública.
O planejamento de comunicação deve levar em conta não só os objetivos da organização, mas também as necessidades da comunidade. Tem como principal objetivo dissipar uma cultura social ética entre seus públicos para promover a cidadania interna, externa e colaborar para o desenvolvimento e transformação da sociedade.
É preciso que haja, primeiramente, uma assimilação deste compromisso social ético dentro da esfera corporativa, para que, depois, a organização seja legitimada perante o público externo. Trata-se de um compromisso para mudanças sociais, através da comunicação de mão-dupla entre empresa e comunidade.
Ações de comunicação que fomentam a opinião pública e aproximam a identidade da empresa de sua imagem, evitam os vácuos, distorções de seu conceito e afirmam a credibilidade da marca institucional.
A imagem da empresa-cidadã é formada através de sua participação proativa nas ações integradas à comunidade. Atuando com transparência, honestidade, ética e responsabilidade, a empresa conquista positivamente a opinião pública e legitima sua marca.
Para se chegar ao desejado equilíbrio entre a realidade social e estratégias de comunicação, o profissional de Relações Públicas precisa respeitar a diversidade, identidade e intercâmbios culturais de cada segmento de público em particular.
Não basta preocupar-se somente com a dissipação da cultura social, e sim, com a adesão desse compromisso e responsabilidade social ao planejamento estratégico da empresa. Para que as ações sociais não tenham apenas caráter filantrópico e assistencialista, busca-se conhecer, inicialmente, as necessidades da comunidade e da empresa.
Concluindo, tem-se o profissional de Relações Públicas atuando na construção de uma cultura de responsabilidade social corporativa, através da administração dos relacionamentos entre os públicos e do planejamento social ético da organização para fortalecer a reputação da imagem organizacional perante a opinião pública.






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