quinta-feira, 7 de junho de 2012

Redes Sociais: Da Conexão à Informação



Por Evelyn Finardi

Constantemente vemos nos meios de comunicação notícias falando sobre fatos interessantes (ou nem tanto) ocorridos no universo das Mídias Sociais.
Antes de tudo, vale esclarecer a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais: Redes Sociais são conexões ou laços estabelecidos entre pessoas com interesses ou objetivos comuns; Já as Mídias Sociais são sistemas que facilitam e dão suporte à criação e o desenvolvimento de Redes Sociais.
As redes sociais presentes nas diversas mídias (Orkut, Facebook, Twitter, etc.) têm sido cada vez mais utilizadas pelos jornalistas como fonte de pesquisa. Ou seja, mais do que fontes de notícias específicas, os jornalistas estão usando as redes sociais para trabalhar, fazendo pautas, pesquisas, ouvindo pessoas, entre muitas outras coisas.
Assim, o fato importante é que as Redes Sociais estão deixando de ser notícia, para ser parte importante do trabalho jornalístico. Tudo bem, ainda veremos por muito tempo matérias nos jornais falando sobre perfis falsos no Orkut, difamação no Youtube, novidades como o Twitter (que já não é mais tão novidade assim), etc. Mas é importante sabermos que as Redes Sociais também são fonte de consulta sobre assuntos diversos.
Sendo assim, as empresas têm uma enorme oportunidade não apenas para criar uma cultura de comunicação direta, informal e honesta com o público presente nas Redes Sociais, mas também para terem suas ações divulgadas nos meios jornalísticos.
Também sei que este assunto ainda está longe de chegar a um consenso, e muita coisa ainda vai acontecer. Mas, definitivamente, aquela empresa que perceber que as pessoas (clientes) têm muito mais força a partir do poder de informações das Mídias Sociais, mudando seus processos e a sua cultura, terão muito mais chances de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário