Por Evelyn Finardi
Constantemente vemos nos meios de comunicação notícias falando sobre fatos
interessantes (ou nem tanto) ocorridos no universo das Mídias Sociais.
Antes de tudo, vale esclarecer a diferença entre Redes Sociais e Mídias
Sociais: Redes Sociais são conexões ou laços estabelecidos entre pessoas com
interesses ou objetivos comuns; Já as Mídias Sociais são sistemas que facilitam
e dão suporte à criação e o desenvolvimento de Redes Sociais.
As redes sociais presentes nas diversas mídias (Orkut, Facebook, Twitter,
etc.) têm sido cada vez mais utilizadas pelos jornalistas como fonte de pesquisa.
Ou seja, mais do que fontes de notícias específicas, os jornalistas estão
usando as redes sociais para trabalhar, fazendo pautas, pesquisas, ouvindo
pessoas, entre muitas outras coisas.
Assim, o fato importante é que as Redes Sociais estão deixando de ser
notícia, para ser parte importante do trabalho jornalístico. Tudo bem, ainda
veremos por muito tempo matérias nos jornais falando sobre perfis falsos no
Orkut, difamação no Youtube, novidades como o Twitter (que já não é mais tão
novidade assim), etc. Mas é importante sabermos que as Redes Sociais também são
fonte de consulta sobre assuntos diversos.
Sendo assim, as empresas têm uma enorme oportunidade não apenas para criar
uma cultura de comunicação direta, informal e honesta com o público presente
nas Redes Sociais, mas também para terem suas ações divulgadas nos meios jornalísticos.
Também sei que este assunto ainda está longe de chegar a um consenso, e
muita coisa ainda vai acontecer. Mas, definitivamente, aquela empresa que
perceber que as pessoas (clientes) têm muito mais força a partir do poder de informações das Mídias Sociais, mudando seus processos e a sua
cultura, terão muito mais chances de sucesso.
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